quarta-feira, 4 de novembro de 2015


O vereador Junior Santos Rosa, juntamente com os demais vereadores e convidados, abriu oficialmente nesta terça-feira (dia 03) a campanha “ Novembro Azul” que tem objetivo de conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata. O evento que contou com a parceria do Hospital do Câncer de Londrina é realizado na cidade há cinco anos e tem como principal desafio incentivar os homens a fazerem o preventivo da doença.

Em seu discurso, o vereador Junior Santos Rosa conclamou aos homens de Londrina e região para procurarem as unidades de saúde para a realização dos exames. “ Minha família já sofreu muito por causa desta doença que causou a morte do meu tio. Ele descobriu o câncer já em estado avançado e em um ano veio a óbito com o câncer de próstata. Por isso, considero esta campanha muito importante”, declarou


A gerente de ações estratégicas do Hospital de Câncer, Mara Fernandes informou que para este ano as atividades previstas são semelhantes às realizadas durante o Outubro Rosa. “ Estaremos mobilizando eventos como jogo de futebol, palestras em empresas e carreatas para que os homens possam participar e ouvir sobre a importância do preventivo. É preciso acabar com o preconceito contra o exame por meio da conscientização dos homens sobre os riscos do câncer de próstata”.

Durante a solenidade de abertura, o médico urologista do Hospital do Câncer, Paulo Emilio Fuganti destacou que quando o diagnóstico é realizado no estágio inicial, a chance de cura é de 90%. “ A maior dificuldade é o tabu com relação ao exame de toque que é necessário para detectar a doença., por isso , os homens precisam fazer o preventivo assim como as mulheres fazem anualmente “, disse o médico após informar também sobre a necessidade de exame de sangue no diagnóstico da doença.

O médico disse ainda que o câncer de próstata é o segundo que mais mata os brasileiros e mesmo assim a metade dos homens nunca procuraram o urologista. Segundo ele, as estatísticas mostram que mais de 1 milhão de homens morrem a cada ano, no mundo, por causa do câncer de próstata e no Brasil um a cada seis homens será acometido pela doença.

Leia também:
http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/index.jspx

0 comentários :

Postar um comentário

Postagens Populares