quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Londrina faz aniversário e todo o povo receberá como presente a oportunidade de participar de um grande clamor pela cidade. Trata-se do evento " Mais Fogo mais Glória" que ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, com uma programação intensa na cidade.

O movimento interdenominacional visa promover a unidade no corpo de Cristo e consequentemente conectar o clamor da Igreja por um avivamento genuíno, crendo que quando uma cidade clama em arrependimento, Deus responde com avivamento. 

" Quero convidar toda a comunidade de Londrina para participar deste importante movimento que vai impactar nossa cidade com o poder de Deus. È chegado o momento da união de todas as igrejas para clamar por  uma Londrina melhor e por um mundo melhor", declarou o vereador Junior Santos Rosa que vai participar ativamente dos eventos.

A programação iniciou ( 9 a 12) com com palestra no Centro de Adoração da Igreja Presbiteriana de Londrina ( Rua Pio XII, 401), voltada para líderes e pastores com o americano Randy Clarkc, fundador do ministério internacional Global Awakening que se concentra em incentivar e ajudar pessoas comuns ajudando-as a verem que elas podem ser usadas por Deus e mover-se nos dons do Espirito Santo.

Amanhã (11), as 20h ,  no Moringão, grandes nomes da musica gospel se apresentam no show denominado  Cruzada dos Milagres. Participam  Roseli Miranda, Davi Silva e Diego Natan. A entrada é um quilo de alimento não perecível.  E no final da tarde,  às 17h   haverá uma passeata  com oração. A saída será da  Praça da Bandeira com um percurso para várias ruas de Londrina.




Confira mais sobre a programação do evento em:
https://www.facebook.com/Avivamento.Londrina/


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015


Os moradores da região norte estão na expectativa da abertura do “Natal Cultural” que será nesta sexta-feira, (11) as 19:30 no Centro Cultural Lupércio Luppi com a chegada do Papai Noel e a divulgação da programação que vai até o dia 23 de dezembro.

Neste ano, o evento é organizado pela Associação Comercial Industrial da Região Norte (Acirenor) com apoio da Comissão de Revitalização da Saul e várias instituições. 

O vereador Junior Santos Rosa que é morador da região parabenizou os comerciantes pela iniciativa. “ A Associação está de parabéns pela organização desta maravilhosa festa que vai levar alegria e diversão para os moradores. Aproveito para convidar a população para participar e aproveitar os shows e premiações”, disse o vereador.


Confira programação completa em:

http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23410:centro-cultural-da-regiao-norte-recebe-o-natal-cultural&catid=108:destaques




terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O Conselho Municipal do Ambiente ( Consema) aprovou nesta segunda-feira, 07, o repasse de R$ 92 mil que serão utilizados na instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no Jardim Primavera. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Há tempos que a comunidade daquele bairro sofre com o acúmulo de lixo despejados  por carroceiros e veículos. O vereador Junior Santos Rosa realizou várias reuniões com a comunidade  e representantes do Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para buscar alternativas para o problema. " Logo nos primeiros encontros a CMTU informou  da disponibilidade de recursos do Fundo. A partir dai, fizemos vários contatos com o Conselho, levamos a comunidade na ultima reunião ordinária e eles entenderam a importância  do PEV e aprovaram o repasse dos recursos para a alegria dos moradores", explicou o vereador.

O PEV vai normatizar e regularizar o despejo de entulhos  de construção e dos resíduos verdes (jardinagem) transportados por carroceiros e veículos respeitando alguns critérios como o  descarte ser oriundo do pequeno gerador correspondendo ao máximo em  oito carriolas de pedreiro. Além da limpeza no local, serão instalados portões, uma guarita banheiros químicos e sinalização das áreas para cada tipo de descarte.

Foto 1 - Modelo de PEV
Fot 2 - Reunião do Consema

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O vereador Junior Santos Rosa coordenou  nesta tarde (25) uma  reunião com a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, (Ippul) Inês Dequech para tratar de projeto de lei 40/2015, de sua autoria, que dispõe sobre a instalação de templos religiosos no município. A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho de Pastores de  Londrina, Fernando Luiz  Pinto e os pastores Benedito Santos Rosa, Francisco Silva e  Cassio Saraiva.

Na oportunidade o vereador Junior expôs a necessidade da revogação do artigo 205 da lei  nº2.236/2015 sobre o uso e ocupação do solo  no que se refere à metragem miníma de 500 metros para a instalação de templos religiosos, bem como a necessidade de se debater novas regras para os locais de implantação de templos. " Da forma como ficou estabelecido ficará difícil a instalação de igrejas, por isso vamos criar uma comissão, com representantes de vários segmentos, visando a alteração da lei", informou o vereador.

A presidente do Ippul Inês Dequech, garantiu que o Executivo está aberto para debater o assunto. " Esta reunião foi importante porque os pastores apresentaram sugestões que podem contribuir para a melhoria da lei.Vamos amadurecer as propostas e conversar com os demais segmentos visando atender a todos os  envolvidos", disse. 

O presidente do Conselho de Pastores, Fernando Luiz Pinto elogiou a inciativa do vereador Junior em buscar estratégias que possam facilitar a implantação de templos religiosos em todas as regiões da cidade. " O munciípio precisa entrar num consenso que atender as necessidades das igrejas, a lei precisa ser alterada", opinou.

Já o  pastor  Benedito Santos Rosa defendeu a liberação de todas as regiões da cidade para a instalação das igrejas, desde que seja respeitadas as regras de isolamento acústico. " A igreja tem um papel social importante na comunidade e isto ajuda o poder público, por isso acreditamos  que quanto mais igrejas, mais paz haverá na cidade", defendeu.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

 O prefeito Alexandre Kireeff anunciou nesta quarta-feira, (18) que a Prefeitura de Londrina pretende firmar convênio com a Sanepar para a execução dos serviços de água e saneamento básico no município. A decisão foi tomada após a recomendação de uma comissão especial criada para estudar as tratativas da concessão dos serviços públicos de saneamento básico em Londrina. A opção foi baseada nos parâmetros de vantagens apontadas por uma consultoria contratada para fazer a análise sobre o trabalho da Sanepar.

O prefeito explicou que o convênio não se refere a uma renovação do contrato já existente com a Sanepar, mas sim de um novo contrato de programa que compreende um investimento de R$1.637 bilhões ao longo de 30 anos. Entre as principais vantagens da firmação do convênio estão: o repasse de 1% da receita líquida da Sanepar, que compreende R$114,49 milhões para o município; a antecipação de R$ 25,515 milhões em 2016 e a concessão de 50% de descontos na conta geral de
água do município o que representa uma economia de R$ 125.600,00 mensais.

“Todos estes fatores vão contribuir significativamente para a melhoria do serviço na cidade. O próximo passo é a criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico que será utilizado para gerir os recursos que vão solucionar os problemas desta área, como por exemplo as situações de alagamento, melhoria na qualidade da água, tratamento de esgoto com o aproveitamento de energia produzido pelo gás metano e novos parâmetros para a qualidade de reparos feitos pela Sanepar”, explicou o prefeito.

Todas as medidas anunciadas pelo prefeito devem passar pela avaliação da Câmara de Vereadores por meio de projetos de lei que devem ser apresentados ainda este ano. O líder do prefeito, no Legislativo, Junior Santos Rosa acredita que Câmara está preparada para o debate. “ Estaremos mostrando para os vereadores as vantagens do novo contrato e o quanto as novas medidas vão colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.

O novo programa de saneamento básico vai ser debatido pela sociedade em audiência pública que será realizada no dia 07 de dezembro no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, Sincoval.

terça-feira, 10 de novembro de 2015


Há tempos que o vereador Junior Santos Rosa busca alternativas para o primeiro emprego dos jovens. Por este motivo se tornou parceiro do  "Programa Unifil Aprendiz" que oferece a  formação profissional, onde o estudante pode trabalhar e ainda estudar respeitando seu tempo na escola. As inscrições estão abertas para jovens em idade de 14 a 22 anos.

Na última semana, um dos coordenadores do Programa, Willyn Pires Lucinger esteve no gabinete do vereador Junior Santos Rosa para falar sobre os objetivos do projeto. Conforme o vereador a proposta é importante por que vem ao encontro da necessidade dos jovens que costumam ter dificuldades para entrar no mercado de trabalho. “ É uma ótima oportunidade para a juventude. Estaremos colaborando na divulgação para que eles possam fazer suas inscrições e serem incluídos o quanto antes no programa”, ressaltou o vereador.

De acordo com Willyn Pires, o programa é baseado na Lei Aprendizagem (nº 10.097/2000) que prevê a contratação de um aprendiz para cada sete funcionários. “ É um programa que oferece a formação profissional e emprego através de contratos especiais de trabalho previstos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), onde o jovem trabalha seis horas por dia, sendo que, um dia é destinado às aulas do curso”, explicou.

Ainda conforme o coordenador do programa, os aprendizes devem ter de 14 a 22 anos e estar com o ensino médio em andamento ou concluído. “Conforme a lei,os jovens receberão equivalente a um salário minimo/hora trabalhada, entretanto, o salário final de cada estudante vai depender da empresa contratante”. Segundo ele, no prazo de 10 a 15 dias após o cadastro, o jovens serão chamados para uma entrevista com a psicóloga. O próximo passo é a inclusão no banco de aprendizes. A expectativa é que as contratações aumentem a partir de janeiro de 2016.

Atualmente o programa conta com 23 cursos disponíveis, entre eles: operador de caixa, fotógrafo, vendedor, eletricista,  apoio em informática, entre outros. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.unifilaprendiz.com.br/ ou na sede da Unifil na Rua Alagoas, 2015 de segunda a sexta-feira, das 8h as12h e das 13h as 21h. Para se cadastrar é necessário apresentar o CPF . Menores de 18 anos devem ser acompanhados pelos pais.




sexta-feira, 6 de novembro de 2015


 A criação da Secretaria Municipal da Juventude é uma das principais propostas da Comissão Especial sobre Violência e Morte da Câmara Municipal de Londrina. O relatório final foi entregue na sessão desta quinta- feira (dia 05) pelo presidente da Comissão Junior Santos Rosa (PSC), o vice-presidente Gustavo Richa ( PSDB) e o relator Péricles Deliberator (DEM) ao presidente do Legislativo, Fábio Testa (PPS). Uma cópia será encaminhada o Governador Beto Richa e Prefeito Alexandre Kireeff.

Criada no mês de junho para investigar a juventude em Londrina, a Comissão realizou várias reuniões para debater o tema e buscou informações junto aos órgãos afins visando obter dados sobre os casos de violência e morte com jovens. Uma pesquisa também foi realizada com 1.140 pessoas com idade de 15 a 31 anos em todas as regiões da cidade para traçar o perfil da juventude de Londrina. O relatório traz ainda os dados sobre mortalidade dos jovens atendidos pela Centro de Referencia de Assistência Social ( Creas), da 2ª Vara da Infância e Juventude que atende os menores infratores no município e Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com o presidente da Comissão, Vereador Junior Santos Rosa, todas a informações foram importantes para se detectar a situação da juventude no município. “ Os dados levantados mostram que o poder público em todas as esferas não conta com politicas públicas para atender as juventude. Fizemos uma extensa investigação junto aos governos federal e estadual e descobrimos que vários projetos estão na plataforma destes governos, no entanto não estão em prática”, declarou.

Conforme o vereador, os dados do sistema de informações da secretaria da saúde mostram que nos últimos cinco anos, 375 jovens foram vítimas de arma fogo no município. Por outro lado a pesquisa de campo demonstra o medo da população com relação ao aumento da violência na cidade e ausência de politicas públicas para a juventude nos bairros. “ São dados importantes que vão ajudar o poder público na elaboração de programas específicos para atender esta demanda por meio ações compartilhadas da secretaria da juventude com os setores de educação, saúde, trabalho, esportes e cultura”, explicou o vereador.

Dados Levantados

 Conforme o relatório, o CREAS, em 2013 atendeu 712 jovens de 12 a 19 anos, destes 306 jovens estão vinculados ao tráfico de drogas e 227 responderam por roubos ou furtos. Com porte de arma foram apresentados 44 casos; porte de drogas 15 casos. Por lesão corporal 36 jovens responderam pelo delito. Já no item homicídio e latrocínio foi apresentado um total de 11 casos. Foram registrados ainda 24 casos de pichação e danos ao patrimônio. Entre outros casos e sem informação foram 88 jovens envolvidos.

Dados da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Londrina (VIJ) mostram que de janeiro de 2014 até mês de setembro de 2015, dentre os jovens que respondiam por infrações penais nesta vara, 36 vieram a óbito. O total de infrações cometidas por estes jovens somam 421, sendo que só um deles cometeu 30 infrações diferentes.

O levantamento feito junto ao IML mostra que em 2014 à setembro de 2015, faleceram 179 jovens, sendo que, destes a maioria está na faixa etária de 15 a 20 anos. Os dados mostram ainda que, grande parte das mortes foram por homicídios com arma de fogo, 96 casos, seguido de acidentes de trânsito, 55 casos, três suicídios por arma de fogo e 25 casos por outros tipos de mortes.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Multicultural, apresenta o tráfico de drogas como a
principal causa da violência na cidade na opinião de 33% dos entrevistados, seguida da impunidade com 27,5% e falta de policiamento em 11,6% dos ouvidos, sendo que as regiões leste, oeste e norte são as mais afetadas com o tráfico. Já a sensação de impunidade está mais presentes nos moradores da região sul (37,5%), norte (27,1%) e centro(25,6). A falta de policiamento é mais presente no centro com 15,6%. seguido a oeste com 14,2% e oeste e sul com 10% respectivamente. Dos entrevistados, 65% responderam que tem conhecimento do tráfico de drogas em suas regiões contra 34% que responderam não, sendo a região norte tem o maior percentual, 67,9%, seguida da leste com 73% e a oeste com 65%. A pesquisa apresenta ainda a opinião dos moradores sobre o que precisaria ser feito para diminuir a violência em suas regiões. Nesta questão, 36,3% destacaram a importância de mais investimentos na educação; 25% mais emprego e 22% mais policiamento.

Propostas - O resultado das pesquisas, bem como o levantamento de dados feito por meio do Instituto Médico Legal de Londrina (IML) e as respostas dos oficios encaminhados para a 2ª Vara de Execuções penais, secretaria de saúde e Centro de Referencia (Creas) foram fundamentais para a formulação de propostas pela Comissão. Nesta fase o relatório apresenta ainda uma série de propostas elencadas durante a última conferencia da juventude, e ainda traz os principais programas dos governos federal e estadual voltadas para a juventude.

Entre as principais propostas estão: a criação da secretaria e do Fundo Municipal da Juventude; fortalecimento do Conselho Municipal da Juventude; incentivos às instituições religiosas na conscientização dos jovens; campanhas educativas no trânsito; implantação do Plano Estadual de Educação nas Detenções Estaduais;efetivação do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE); Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci ;Projovem Urbano, entre outras. O relatório final da Comissão pode ser acessado pelo site da câmara: http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/index.jspx

O relatório foi encaminhado para o governador do Estado, Beto Richa e para o prefeito Alexandre Kireeff. Uma cópia em formato de Cd será encaminhado para as instituições mencionadas no relatório final visando o apoio à aplicação das propostas sugeridas.






Postagens Populares