Os caminhos para uma relação mais estreita entre Londrina e a República de Angola começaram a ser trilhados esta semana com a visita à cidade do embaixador daquele país no Brasil, Nelson Manuel Cosme. Na tarde de hoje (28) ele participou da sessão ordinária na Câmara de Vereadores e confirmou a intenção de firmar parcerias nas áreas de pesquisa agropecuária e ensino. "Esta é uma cidade de muito potencial, aberta e com instituições que podem contribuir para a cooperação bilateral entre o Brasil e Angola", afirmou, logo após ser recebido pelo presidente da Câmara, vereador Professor Fabinho (PPS) e saudado pelos demais parlamentares.
Pela manhã o embaixador visitou a sede da Embrapa Soja na região Norte da cidade, um dos principais polos de pequisa da região. Já no Legislativo Londrinense, no início da tarde, Nelson Cosme revelou o início das tratativas no sentido de transformar Londrina e Sumbe, capital da província de Kwanza-Sul, em cidades coirmãs. Segundo ele, após este primeiro contato, o próximo passo deverá ser a visita de um grupo de lideranças locais ao país africano.
Ao falar aos vereadores, o embaixador lembrou que mais de 60 empresas brasileiras já atuam em Angola, e que atualmente um dos grandes desafios enfrentados no país é a autossuficiência alimentar. "A ligação do Brasil com nosso país transcende os movimentos e forças políticas", observou, lembrando que os angolanos já importam tecnologia, conhecimento e diversos produtos agrícolas do Brasil. "Por outro lado, há muito de Angola no Brasil, na culinária, nas características fisiológicas do povo, nos costumes."
Também para o vereador Junior Santos Rosa (PSD), que intermediou, a pedido do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), a vinda do líder diplomático à cidade, a visita foi bastante produtiva. "Foi uma oportunidade para o embaixador conhecer a cidade e suas lideranças, o que vai permitir o estreitamento das relações e reforçar o nível de amizade entre os dois países. Daremos continuidade agora ao processo para que seja oficializada, ainda este ano, a parceria entre Londrina e Sumbe", informou o vereador.
FONTE:Site PML