sexta-feira, 23 de outubro de 2015

 Os comerciantes da Avenida Saul Elkind, (região norte),  estão comemorando a assinatura da homologação do processo licitatório para a execução dos serviços de revitalização entre a Avenida Angelina Ricci Vezozzo e a Rodovia Carlos João Strass. A assinatura foi realizada no gabinete do Prefeito Alexandre Kireeff, nesta  sexta-feira,(23) e contou com a participação do Vereador  Junior Santos Rosa, o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado,  Ratinho Junior,  representantes do comércio da  região norte, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o vereador Junior Santos Rosa declarou que a revitalização da avenida Saul Elkind é um sonho de mais de 30 anos dos comerciantes daquela região e só vai se tornar a realidade graças a perseverança da comunidade e do apoio do prefeito Alexandre Kireeff  e Estado, por meio do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior." Há três anos criamos uma comissão com várias lideranças para tratar exclusivamente deste projeto. Recebemos o apoio do Sebrae que nos ajudou a buscar novas parcerias que foram unindo forças. Foram muitas reuniões e hoje estamos colhendo os frutos de todo o trabalho realizado", disse.


A comerciante Clarice Goes, que trabalha há 25 anos com materiais elétricos naquela região acredita que a revitalização da avenida vem ao encontro das expectativas dos lojistas. " Vai melhorar muito porque vai ficar mais bonita, mais limpa e certamente vai melhorar nossas vendas", disse entusiasmada.  

A obra está orçada em R$ 1.965.218,24 e é financiada com recursos do Paranacidade. O convênio compreende a urbanização completa da avenida, incluindo a recuperação e execução de 12.350,03 metros quadrados de calçadas; o recape asfáltico de 15.337,17 metros quadrados de vias; ciclovia; a inclusão de placas de comunicação visual, por exemplo de sentidos de bairros e de espaços públicos, além de drenagem, incluindo aproximadamente 600 metros quadrados de galerias, inclusão e reformas de bocas de lobo e poços de visitas. A assinatura do contrato e da ordem de serviço, para a execução das melhorias, deve ocorrer na próxima semana.

Na solenidade, foi expedida também uma autorização, por parte do Paranacidade, para a licitação de recape asfáltico de outras ruas da cidade, em 11 bairros localizados em diversas regiões, contemplando cerca de 105 mil metros quadrados de recape. Os bairros contemplados serão: Jardins Bela Vista, Colonial, Lilian, Higienópolis, Esperança, Cristo Rei e Roveri; Parque Canaã; Vale do Cambezinho; Santa Teresinha e Vivi Xavier.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015


O vereador Junior Santos Rosa, defendeu na sessão de hoje, dia 22, a aprovação do projeto 119/2015 referente a reestrutura da sede da Acesf e melhorias nos cemitérios da cidade. " Há  tempos temos recebido reclamações da comunidade sobre a situação dos cemitérios, com este projeto a prefeitura terá os recursos para fazer as melhorias necessárias", disse o vereador.

Está prevista além da reforma da sede administrativa da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), também serão adquiridos novos equipamentos; reforma dos portais, muros e calçadas e pavimentação das ruas principais dos cemitérios, entre outras medidas. Os vereadores aprovaram o projeto que deve ser sancionado em breve pelo prefeito. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no inicio do próximo ano.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Comissão Temporária Especial sobre Violência e Morte na Juventude realizou no último sábado, dia 10,  no plenário do Legislativo, uma reunião pública para debater a situação dos jovens envolvidos em crimes no município. No total foram apresentadas 20  propostas que vão nortear os encaminhamentos a serem tomadas para a área.

Entre as principais propostas estão: mais investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal para o incremento das políticas públicas; maior articulação entre o poder público, privado, ONGS e igrejas para colaborar na diminuição da criminalidade entre os jovens e a volta de programas que promovem a prevenção como Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado pela Policia Militar.

Para o presidente da Comissão, vereador Junior Santos Rosa, o encontro foi muito importante porque reuniu representantes de segmentos com grande representação no que se refere a  violência e morte na juventude. “Faremos as articulações necessárias junto ao judiciário, executivo e instituições em busca de mais dados e informações para  formatar todas as propostas e envia-las ao executivo, visando transforma-las em ações concretas para  diminuir a criminalidade entre nossos jovens”, informou o vereador.

O evento que contou com  presença dos membros Péricles Deliberador (PMN) e Gustavo Richa (PHS) teve a participação de 40 pessoas. Entre os convidados estavam: juíza substituta das Varas da Criança e Juventude de Londrina, Isabele Ferreira Noronha; a diretora do Instituto União para a Vitória, Jaqueline Marçal Micali; o presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), Bruno Alencar Cardial; o coordenador da Central Única das Favelas (CUFA), José Antonio Campos e as representantes do Centro de Referência em Assistência Social (Creas) da Prefeitura de Londrina, Sandra Maria Coelho e Ana Maria do Nascimento. Entre participantes  também estavam líderes comunitários, membros do Conselho de Pastores, Mitra Diocesana, Polícia Militar, estudantes, professores, articuladores de políticas públicas contra drogas e violência e comunidade em geral.


As representantes do Creas apresentaram dados sobre as políticas públicas realizadas por meio da secretaria de Assistência Social de Londrina junto aos jovens em situação de risco. De acordo com Sandra Coelho, mensalmente são atendidos 340 adolescentes, com idade entre 12 a 18 anos, em todas as regiões da cidade. Entre os jovens atendidos, a maioria é do sexo masculino; moradores das regiões norte, sul e leste; estão fora da escola e uma minoria trabalha no mercado informal. “Cabe ao Creas acolher o menor infrator que passam por medidas de liberdade assistida e prestação de serviço a comunidade”. explanou Sandra Coelho que completou sua fala afirmando que desde o início do trabalho do Creas, em  2012, 53 adolescentes atendidos foram a óbito.

Já a diretora do Instituto União para a Vitória, Jaqueline Marçal  Micali, que trabalha com atividades esportivas e culturais com 150 crianças no contra turno escolar, no conjunto União da Vitória, na região sul, criticou a ausência de investimentos do governo Estadual em programas educativos e  de atuação com adolescentes infratores.

Conhecida por tentar humanizar a atenção do Judiciário com crianças e adolescentes,  a juíza substituta das Varas da Infância e Juventude de Londrina, Isabele Ferreira Noronha, destacou a importância da educação  para prevenir a violencia.  Ela, que tem atuado na realização de palestras em escolas públicas e periféricas da cidade,  defende a tese de que a justiça começa dentro da escola. “Temos ouvido muitas queixas das crianças sobre vários tipos de violência dentro de casa, causada pelos próprios familiares. Por isso a ideia é fazer com que estas crianças saibam que a Justiça existe para ajudar e proteger. Neste sentido temos feito parcerias para levar estas crianças para conhecer o fórum, a sala do Juiz, o Tribunal do Júri”,  explicou a juíza. Segundo ela, no ano passado 21 pessoas em idade de 12 a 18 anos, que passaram pelas Varas da Infância e Juventude, foram mortos. “Só neste ano já foram 15 óbitos, sendo que maioria está relacionada no envolvimento com drogas”.

Para o presidente do Conjuve, Bruno Alencar Cardial, a violência e morte na juventude  também  passa pelo viés do preconceito contra o movimento LGBT, negros, pobres, das mulheres que fazem abortos clandestinos, entre outros. “Estes núcleos  não podem ficar fora deste debate porque muitas pessoas têm sido violentas e assassinadas  anonimamente por fazerem parte destes  grupos”, disse Cardial.

O Presidente Estadual da Central Única das Favelas (CUFA), José Antonio Campos, contou sua história durante a juventude com a dependência química e sua libertação das drogas por meio de um projeto da Igreja Presbiteriana de Londrina, entidade que passou a atuar como pastor. Segundo ele, atualmente a CUFA trabalha em todos os estados brasileiros e em 17 países com programas  contra  morte e violência de jovens. “Trabalhamos com 400 crianças oferecendo as mais diversas atividades esportivas, culturais e artísticas. Nossos voluntários trabalham na maioria das vezes sem receber nada, são pessoas que lutam contra as desigualdades sociais,contra a fala de inclusão nas escolas e universidades  e de recursos. Defendemos a criação de políticas públicas  efetivas a favor do ser humano”, declarou.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015





A Comissão Especial sobre Violência e Morte na Juventude realiza no próximo sábado uma Reunião Pública, na Câmara de Vereadores, as 9h, com o tema "Violência e Morte na Juventude". O trabalho, iniciado no mês de junho deste ano, é coordenado pelo Vereador Junior Santos Rosa e tem o objetivo de colaborar na criação e melhorias de politicas públicas que contribuam para a diminuição da violência e morte de jovens em Londrina. Também fazem parte da comissão os vereadores Gustavo Richa e Péricles Deliberador.

De acordo com o vereador Junior, foi realizado um levantamento de dados de mortalidade entre os jovens no município junto ao Instituto Médico Legal que traz informações de quantidade de mortes por arma de fogo ocorridas no período de janeiro de 2013 a novembro de 2014."Estaremos apresentando estes números e ouvindo as instituições para elencar propostas de melhorias nesta área", declarou.

Representantes de várias instituições foram convidadas para participar do evento, entre eles o Poder Judiciário, Policia Militar, Centros de Referência de Assistência Social (Creas), Central Unica das Favelas, Instituto União Para Vitória, conselhos, mitra, entre outros. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015


O vereador Junior Santos Rosa foi eleito na sessão ordinária da última quinta-feira, dia 01, como o novo membro  da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.  "É com muita responsabilidade que assumo  esta nova função. Acredito que posso contribuir nos trabalhos e  farei o que estiver ao meu alcance para atender as expectativas da sociedade neste novo desafio", declarou.
A vaga ficou em aberto, após a renúncia da vereadora Sandra Graça. Os trabalhos se iniciam na próxima segunda-feira, dia 05.


O Vereador Junior Santos, convidou na sessão desta quinta-feira, dia 01,  a todos os vereadores para participarem do “Movimento Compre do Pequeno Negócio” que será realizado hoje (02) e amanhã (03) na Avenida Saul Elkind e na Rua Sergipe. Durante a sessão o Sebrae presenteou os vereadores com bonés de divulgação do movimento.

O “Movimento Compre do Pequeno Negócio”, tem o objetivo de estimular as pessoas a comprarem serviços e produtos das micro e pequenas empresas. “ O movimento é uma iniciativa do Sebrae e acontece em todo o Brasil. No restante dos país as ações serão realizadas no dia 05 de outubro, mas Londrina sai na frente com a mobilização dos lojistas nesta sexta e sábado onde será realizada uma verdadeira festa na Saul e na Sergipe”, explicou o vereador.

Além de excelentes promoções de preços, as lojas vão ganhar decoração especial com bexigas, bandeirolas e cartazes do Movimento. Também haverá distribuição de pipoca, algodão doce e apresentações circenses para atrair os consumidores.


O Movimento em Londrina conta com a parceria da Federação do Comércio
de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), do Sindicato
do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Rede Massa,
Associação Comercial e Industrial de
Londrina (ACIL), Sesc, Senac,
Prefeitura de Londrina, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), e
Governança da Nova Saul por meio da Associação do Comércio da Região Norte.


Legendas:
Vereador Junior com boné de de divulgação
Vereadores em apoio a campanha
Vereadores Sandra Graça, Lenis de Assis e Elza Correia também  apoiam a idéia.

Postagens Populares